Finalistas Desafio de Startups 2018

Classificação final do IDEAS FOR MILK 2018 - 3º DESAFIO DE STARTUPS

1º Lugar - OnFarm

2º Lugar - CowMed

3º Lugar - Z2S

4º ao 7º lugares em ordem alfabética

Agroconforto

Agromarra

Macofren

MilkChain

Nacional

Tivemos na comissão avaliadora o maior e mais eclético corpo de especialistas já reunidos no Brasil. Foram 161 executivos de empresas líderes de TI, laticínios, insumos, máquinas e equipamentos; produtores inovadores; pesquisadores da Embrapa e de órgãos de pesquisa; professores das melhores universidades brasileiras e entidades representativas do setor.

Juntos, fazemos com que o IDEAS FOR MILK seja o maior evento de AgTechs do Brasil. Estamos fazendo história. Com o envolvimento de todos os segmentos, estamos contribuindo para transformar o setor de leite e derivados brasileiro.

As propostas finalistas são (por ordem alfabética):

  • Proposta: Agroconforto
    Startup/Equipe: Agroconforto
    Descrição: Tecnologias (hardware e software) voltadas ao bem-estar animal e aumento de produtividade. Mede as variáveis mais importantes do ambiente, gera relatórios personalizados e insere automação nas variáveis mais críticas. A solução tem potencial de aplicação de algoritmos de autoaprendizagem, os quais devem ler os dados coletados, cruzar com indicadores de produtividade em tempo real e direcionar a automação ao ponto ótimo operacional, gerando uma solução personalizada e eficiente. 
    Estado: PR
     
  • Proposta: CowMed: traduzindo a opinião das vacas
    Startup/Equipe: CowMed Tecnologia SA
    Descrição: A solução contempla um dispositivo (hardware) capaz de monitorar comportamentos como ruminação, atividade e ócio. Uma antena coleta os dados e envia as informações dos animais para um software web, que ilustra o comportamento dos animais e possui recurso de inteligência artificial para analisar as variações do rebanho, gerando alertas de cio e momento para inseminar, problemas de saúde, alterações de comportamento de lote, adaptação a dietas, manejo e estresse térmico. Todos os eventos são comunicados ao produtor via software web e aplicativo, que pode interagir com a plataforma de maneira tradicional ou por chatbot.
    Estado: RS
     
  • Proposta: Desenvolvimento de plataformas microfluídicas para detecção simultânea de álcool, amido, formaldeído e antibióticos em amostras de leite
    Startup/Equipe: Macofren Tecnologias Químicas
    Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento de dispositivos em papel com uso de tecnologias de microfluídica, com a finalidade de identificar de forma rápida, simples e simultânea adulterantes comuns, tais como álcool, amido, formaldeído e antibióticos, em amostras de leite. Tais dispositivos estarão associados a um aplicativo mobile, o que resulta em uma ferramenta tecnológica de alto potencial para triagem e avaliação da qualidade do leite, identificando fraudes e adulterações diretamente no ponto de coleta.
    Estado: DF
     
  • Proposta: Monitoramento em tempo real de todo processo na cadeia do leite. IoT e blockchain para o agronegócio a baixo custo
    Startup/Equipe: Milkchain
    Descrição: Cadeia do leite monitorada via sensores presentes em MilkTampas, dispositivos inteligentes que substituem a tampa de verificação nos tanques de leite nas fazendas. O dispositivo monitora em tempo real temperatura, volume, abertura e fechamento dos tanques e umidade, dando acesso das informações ao produtor para controle da qualidade do leite. O laticínio e a cooperativa também recebem a informação, registrando eventos fora do padrão e sabendo qual propriedade rural está com o tanque cheio, o que permite dimensionar a rota do caminhão para coleta do leite.
    Estado: MG
     
  • Proposta: Sistemas automáticos de limpeza e higienização para equipamentos de ordenha e refrigeração de leite
    Startup/Equipe: Z2S Sistemas automáticos
    Descrição: O projeto compreende três sistemas, cujo objetivo é automatizar todos os processos de limpeza e higienização de ordenhadeiras canalizadas, do transferidor de leite e do tanque de resfriamento. Pressionando apenas um botão, a limpeza inicia e encerra automaticamente, garantindo o padrão do processo.
    Estado: RS
     
  • Proposta: Solução para identificação dos principais agentes causadores de mastite na própria fazenda em 24 horas
    Startup/Equipe: OnFarm
    Descrição: Cerca da metade dos casos de mastite clínica podem não necessitar de tratamentos com antibióticos por não haver crescimento de algum agente (cultura negativa) ou presença de um agente autolimitante (Tomazi, 2017). A solução consiste em um sistema completo desenvolvido (SmartColor + SmartLab + OnFarmApp) para identificar as principais bactérias causadoras de mastite na própria fazenda em até 24 horas, permitindo o tratamento seletivo e racional de mastite clínica e o controle de mastite subclínica.
    Estado: SP
     

Rio Grande do Norte

As propostas finalistas são (por ordem alfabética):

  • Proposta: Agromarra - Gestão de Fazendas
    Startup/Equipe: Agromarra
    Descrição: Aplicativo móvel e interface web que fornecem diversas funcionalidades para auxiliar na melhoria de desempenho e rentabilidade das operações agropecuárias. O sistema empreende o conceito de pecuária de precisão, proporcionando o gerenciamento individual dos animais para analisar a produção de rebanhos, acompanhando em tempo real o desempenho de animais e avaliando desde raça, idade, até a nutrição dos animais para o impacto na eficiência na produção leiteira do rebanho.
     
  • Proposta: Agrosell - uma plataforma centralizadora de negócios
    Startup/Equipe: Theasier Soluções
    Descrição: Criação de uma ferramenta web/mobile integrada de centralização de negócios, que tem como principal finalidade aproximar o produtor do consumidor final, eliminando algumas barreiras que surgem no decorrer do processo de venda do produto ou produção. Dessa forma, será possível que diversos produtores anunciem suas produções para diversos compradores, criando um ecossistema dinâmico, rápido e integrado de novos negócios.
     
  • Proposta: Caminhos do Leite
    Startup/Equipe: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (Ufersa-UERN)
    Descrição: A proposta consiste em desenvolver um software para traçar um caminho ótimo para a coleta de leite em pequenas e médias cidades do semiárido, ou seja, o caminho de menor distância entre as localidades. A solução deverá impactar na organização de rotas e na preservação da qualidade do leite pela redução do tempo de transporte.
     
  • Proposta: LpPixels
    Startup/Equipe: LpPixels
    Descrição: Aplicativo para determinar a lactoperoxidase e a contagem de células somáticas (CCS) via processamento de imagens, detectando mastite subclínica em vacas leiteiras. Estudos feitos pela equipe mostram que a cor da amostra, ao realizar a identificação enzimática, pode ter correlação com a quantidade dos componentes estudados, podendo ser utilizado como parâmetro avaliativo da saúde da glândula mamária.
     
  • Proposta: Sistema Inteligente para Ordenhadeiras
    Startup/Equipe: Milkio
    Descrição: Produto IoT composto por hardware e software que possui como foco apresentar de modo intuitivo informações essenciais para uma gestão mais eficiente e eficaz do pequeno e médio produtor de leite. Com uso de sensores, o sistema é capaz de fazer a medição eletrônica do leite por animal, adquirir dados, gerar análises para indicar a presença de mastite subclínica e fornecer essas informações no smartphone do produtor.
     

Somos muito gratos a todas as startups que participaram! Para os que não foram classificados, continue acreditando na sua ideia! Vale a pena tentar. Afinal, nenhuma ideia nasce pronta. Ela é fruto de dedicação, perseverança e determinação!