Desafio de Startups - Conheça os finalistas

Mais de 80 propostas foram inscritas nesta edição do Ideas for Milk – Desafio de Startups, reunindo empreendedores das cinco regiões do país!

As propostas revelaram um grande amadurecimento do cenário AgTech voltado ao agronegócio do leite. Isto demonstra o quão dinâmico e crescente é este setor.

Uma comissão formada por 112 profissionais especializados em leite, modelos de negócio inovadores e TI avaliou as propostas.

Surpreendida com a qualidade das propostas, a comissão avaliadora do Ideas for Milk decidiu classificar não cinco, mas 10 propostas para a final presencial.

Conheça nossa seleção de startups finalistas, listadas em ordem alfabética!

 

Farmin4Milk
Leonardo Conchon Favaro, Everton Somenzi
Indicado para produtores de leite, o FARMIN4MILK é uma plataforma completa que auxilia o produtor a identificar o melhor momento para inseminação dos animais, monitorar automaticamente o comportamento e a saúde dos animais melhorando assim o resultado econômico da propriedade e a eficiência da cadeia lactea.
Dois Vizinhos/PR
Medidor de leite embarcado informatizado com saca amostra proporcional para caminhão de Coleta de leite
Vanessa Daros, Maria Lissette Lairihoy Silva, Maicon Gomes, José Lairihoy, Camila Lairihoy Silva, Rodrigo Rocca, Rafael Nogueira
O equipamento foi desenvolvido para medir, coletar e identificar amostras de leite, proporcionando precisão de volume e confiabilidade do leite coletado; evitando assim adulterações em sua composição. Possuí um sistema inovador de coleta de amostragem, gerenciado por um software que salva as informações da coleta e realiza a transferência dos mesmos em tempo real sem nenhuma interferência humana, garantindo à população qualidade num dos produtos mais básicos para todos os seres humanos, o leite.
Caxias do Sul/RS
MilkPlus
Otavio Fernandes, Eunides Santos, Juscelino Santos, Luiz Ferreira
Plataforma de otimização de produtividade, qualidade e lucratividade para laticínios
Belo Horizonte/MG
Mobimilk
Andrew Jones
MOBIMILK é um inovador conceito construtivo da sala de ordenha e sala de leite, desenvolvido em um módulo tipo container, que chega pronto na propriedade. Com apenas um ponto de água e um ponto de energia conectados estará pronto para ordenhar as vacas, dispensando obras civis. Possui aparelho eletrônico portátil que monitora o nível de células somáticas (CCS) e alarme de alta temperatura do animal, monitorando assim a sanidade de úbere e do animal. Atende todas as normas de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) conferindo ao produto "leite in natura" a qualidade e a segurança preconizadas pela legislação.
Canoas/RS
Monitoramento, análise e automação de parâmetros referentes ao bem-estar animal
Lucas Ramon Carneiro Thomaz, Juliano Cesar Schulz Valenga, Christian Aiko, Gustavo Carneiro de Souza, Rodolfo Moroz, Ezequiel Soares, Adenilson Tozeski
Desenvolvemos tecnologias (hardware e software) voltadas ao bem-estar animal e aumento de produtividade. Medimos as variáveis mais importantes do ambiente, geramos relatórios personalizados e inserimos automação nas variáveis mais críticas. Temos potencial de aplicação de algoritmos de autoaprendizagem, os quais devem ler os dados coletados, cruzar com indicadores de produtividade em tempo real e direcionar a automação ao ponto ótimo operacional, gerando uma solução personalizada e eficiente.
Castro/PR
QualiSticker
Marcella Franco, Bárbara Siqueira
Propomos soluções simples para monitorar o frescor de alimentos perecíveis, baseadas em selos e/ou filmes interativos que avisam se o alimento está próprio ou impróprio para o consumo humano. É um selo e/ou embalagem inteligente que em contato direto com o queijo é capaz de transmitir em tempo real, por meio da mudança de cor, informações a respeito de seu frescor. Trata-se de um material atóxico, biodegradável e de baixo custo e pode ser aplicado em nas etapas do processo de distribuição.
Belo Horizonte/MG
Scanner Bovino
Fabrício Campos, Pedro Henrique Duim, Luan Melo
A Scanner Bovino é uma plataforma de gestão zootécnica de rebanhos, intuitiva e interativa, capaz de proporcionar aumento da produtividade e eficiência do rebanho, por meio da identificação automatizada de bovinos, aliada as boas práticas do manejo da pecuária de precisão. Soluciona o problema do elevado custo de identificação dos animais no manejo, proporcionando uma solução acessível também a pequenos e médios produtores que não possuem tecnologia em suas fazendas.
Juiz de Fora/MG
SmartFarm - Tradutor de Vacas
Leonardo Martins
A solução consiste de um pacote tecnológico, composto por uma coleira de monitoramento capaz de captar o tempo de ruminação, atividade e ócio de cada animal. Através da variação dos dados monitorados, um algoritmo inteligente analisa variações comportamentais alertando o produtor, através de software e app, de qualquer ocorrência no seu rebanho referente a bem-estar, saúde, cio e nutrição. Resumindo, nós traduzimos a vaca, conectamos ela à internet e por fim, conseguimos conversar com ela.
Santa Maria/RS
Systech feeder - Nutrição de precisão em tempo real para bezerras leiteiras
Gustavo Salvati, Nilson Morais Junior, Igor Salvati
O Systech feeder é um sistema integrado hardware/software que monitora em tempo real o consumo de concentrados de bezerras. Seu propósito é definir o momento do desaleitamento, otimizar tempo e mão de obra, promover ganho em desempenho e reduzir custo alimentar com gerenciamento eficiente via dispositivos fixos e móveis.
Piracicaba/SP
Zoograss, a sua ferramenta de campo
Ricardo Gomes, Fernanda Silva, Felipe Nakashima Camargo, Bruna Cesario, Carlos Henrique de Freitas, Dênis Corrêa, Pedro Ernesto Pontes Cambra
A realidade brasileira é a produção de leite a pasto, sendo assim, o aplicativo Zoograss foi idealizado levando em consideração a falta de tecnologias de fácil acesso voltadas para a escolha de gramíneas que se adequam a realidade da fazenda a ser implantada. Nosso objetivo é auxiliar no momento de escolha da forrageira a partir das informações alimentadas pelo próprio produtor, como: índice pluviométrico, informações acerca do solo, tipo de produção e afins.
Uberaba/MG