Ideas for Milk 2019
Imagem O que é

O Vacathon é uma experiência diferente de tudo que você já viveu. São 100 estudantes universitários, de todo o país, acampados na principal empresa de pesquisa agropecuária do Brasil durante 5 dias.

Mas não tem moleza! A programação começa na fazenda, vendo na prática as diferentes áreas de pesquisa da Embrapa ligadas à produção de leite. Depois, empresas líderes do mundo digital apresentam seus pacotes de soluções para o desenvolvimento de softwares, aplicativos, sensores e equipamentos.

Imagem O que é

A maratona de programação tem mentoria 24 horas feita por pesquisadores renomados em áreas como genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal, qualidade do leite, além de feras da TI. Tem mentoria para o pitch também, porque no último dia os times apresentam as propostas de soluções inovadoras para uma banca. Todos voltam pra casa diferente, com muito aprendizado na bagagem!

Responsive image

A inscrição no Vacathon é feita por professores de instituições de ensino superior que montam um time para representar a universidade nesta maratona de programação. O time pode reunir alunos de ensino técnico, graduação e pós-graduação.

É importante ter membros de diferentes áreas, como medicina veterinária, agronomia, zootecnia, engenharias, computação e design. São cinco integrantes em cada time, além do professor.

Estrutura do Evento

EMBRAPA GADO DE LEITE

O Vacathon rola na Sede da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora - MG, numa área rodeada de mata reflorestada. Lá estão instalados salas de trabalho, casas de vegetação e laboratórios de pesquisa. Quem tiver interesse, poderá fazer visita técnica aos laboratórios.

QG DO VACATHON

Um prédio de 1.000 m2 é transformado exclusivamente para o Vacathon, com secretaria 24 horas para atender os participantes. Metade do espaço é destinada a um camping indoor com barracas individuais e a outra metade abriga as estações de trabalho e salas de reunião.

PLATEIA E PALCO

Uma série de palestras ocorre no auditório principal da Embrapa Gado de Leite. São feitas apresentações sobre tecnologias disruptivas, agro 4.0 e empreendedorismo. Em outro local, um palco é especialmente construído para a grande final: as apresentações dos times!

FAZENDA EXPERIMENTAL

Pegamos uma hora de estrada para aprender sobre pecuária leiteira com pesquisadores da Embrapa em Coronel Pacheco – MG. A fazenda tem mais de mil hectares, três sistemas de produção, infraestrutura para experimentação em campo, complexo de laboratórios e rebanho com 1.100 animais. O ônibus é por conta do evento!

LATICÍNIO ESCOLA

Parceiro do Ideas for Milk, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Epamig, recebe os participantes do Vacathon para uma visita guiada pela área de produção de lácteos, apresentando os processos industriais. Depois, pesquisadores da instituição fazem palestras sobre os desafios da indústria laticinista.

MUITA COMIDA!

Tudo incluído e de graça. O Vacathon oferece café da manhã, almoço, jantar e três lanches entre as refeições. Tem também garrafa de café a vontade o dia todo para manter o pique da maratona de programação. A noite, quem curte futebol pode relaxar um pouco jogando bola no campo de grama ao lado do restaurante.

Ficou com alguma dúvida?
Localização

Galeria

Patrocínio